A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgou o registro do primeiro caso de raiva humana em 38 anos no Estado. A paciente de 58 anos da cidade de Gravatal veio à óbito e o exame laboratorial para raiva foi positivo. Uma ação está prevista na região para vacinação de cães e gatos.
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde, a Raiva é um agravo transmitido ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura. O agente etiológico é um vírus do tipo RNA, e apenas os mamíferos transmitem e são acometidos pelo vírus da raiva.
As principais fontes de infecção na área urbana se dá pelos caninos e felinos e na cadeia silvestre há os quirópteros (morcegos), raposas e cachorro do mato, gatos do mato, marsupiais (gambás e saruês) e primatas (saguis). Vale ressaltar que este agravo deve ser notificado e investigado.
Fonte: saude.sc.gov.br
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.
O registro da nova vacina para bronquiolite no Brasil foi divulgada esta semana, atuando na…
Aqui no nosso portal, oferecemos os conteúdos essenciais para sua preparação para o concurso da…
O presidente sancionou a a Lei nº 14.737, que altera a Lei nº 8.080, de 19 de…
Foi divulgado esta semana uma novidade: a inclusão da doença falciforme na lista nacional de…
Sanitarista: conheça mais sobre a profissão, recém regulamentado no Brasil: formação, função e campo de…
Veja informações sobre a dengue no Brasil e conheça as vacinas aprovadas, incluindo a QDENGA®…