Escalas Enfermagem: avaliação de flebite

Escalas Enfermagem

A importância das Escalas para a Enfermagem

As escalas na Enfermagem representam ferramentas úteis de avaliação de parâmetros, propiciando a qualidade e segurança do paciente na prática assistencial. Dentre as diversas escalas existentes, podemos citar as mais usadas pela equipe de Enfermagem como a de Morse e Braden.

Estas escalas possibilitam a realização de um gerenciamento de riscos de pacientes, alertando quanto à prevenção de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.

Neste contexto, podemos utilizar também escalas que auxiliam na prevenção e avaliação de flebites, evento associado ao uso de dispositivos venosos. Vale ressaltar que nas principais publicações da Anvisa sobre Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, há capítulos destinados às recomendações para cateteres periféricos.

Principais escalas para avaliação de flebites

As principais Escalas que podemos utilizar para avaliação de flebites incluem a da Infusion Nurses Society, escala Visual Infusion Phlebiti e escala de Maddox.

Escala Infusion Nurses Society

A Escala Infusion Nurses Society vai de 0 a 4, representando os graus de flebite sendo o grau 0 sem sintomas e grau 4 como dor no acesso venoso com eritema, formação de linha, cordão venoso palpável e drenagem purulenta.

Escala Maddox

Na escala de Maddox o grau de flebite vai de 0 a 5, incluindo os sintomas de eritema, edema, enrijecimento, dor e cordão venoso palpável.

Escala Visual Infusion Phlebiti

A escala Visual Infusion Phlebiti possui uma pontuação de 0 a 5, avaliada a partir da observação visual dos sinais e sintomas já citados nas outras escalas.

Referências: COREN -SP e Tradução e teste da fiabilidade à Escala Visual Infusion Phlebitis e sugestão de implementação a um Sistema de Informação em Saúde – Ventura (2019)

2 comentários em “Escalas Enfermagem: avaliação de flebite”

  1. Edna dos Santos

    gostaria de entender um pouco mais sibre as escalas utilizadas em hodpitais; pesquisa para faculdade.Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *