Pular para o conteúdo
RDC 222 de 2018

Gerenciamento de Resíduos de Saúde

Na última semana de março, a Anvisa publicou uma Resolução da Diretoria Colegiada – RDC  222/18 sobre Gerenciamento de Resíduos de Saúde.

A Resolução está restrita a exigências diretamente relacionadas à questão do risco à saúde, tratando especificamente sobre o manejo, armazenamento, coleta e transporte dos resíduos e de destino de acordo com o grupo de risco específico.

O serviço gerador de resíduos é responsável pela elaboração, implantação, implementação e monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, documento que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços de Saúde, considerando suas características e riscos. Este Plano deve conter um responsável técnico pelo mesmo.

De acordo com a norma, os RSS que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, aproveitamento energético ou logística reversa.

Esses rejeitos podem, também, ser encaminhados para disposição final ambientalmente adequada e os demais grupos de risco estão descritos detalhadamente nos anexos I e II da RDC 222/2018.

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/confira-nova-regra-sobre-residuos-de-servicos-de-saude/219201?p_p_auth=AwYafhJe&inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_auth%3DAwYafhJe%26p_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3D_118_INSTANCE_dKu0997DQuKh__column-2%26p_p_col_count%3D1

1 comentário em “Gerenciamento de Resíduos de Saúde: publicação do novo regulamento”

  1. Luiz Henrique Fontenelle Graça

    Trabalho com Gerenciamento de Resíduos de Saúde. Gostaria de receber informações atualizadas sobre o PGRSS da atualidade. Se possível receber algum informativo de passo a passo de como preencher ou elaborar algum,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gerenciamento de Resíduos de Saúde: publicação do novo regulamento