Pular para o conteúdo

Obesidade e porções exageradas nas refeições

Obesidade

Obesidade e porções exageradas nas refeições

Um estudo sobre obesidade e porções exageradas nas refeições foi divulgado recentemente e envolveu países como Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia. Os pesquisadores destes países pesaram e mediram o valor calórico de refeições em restaurantes populares e o resultado mostrou que 94% das refeições à la carte e 72% dos pratos servidos em fast-foods continham mais de 600 quilocalorias. Com isso podemos perceber que não estamos só comendo pior, mas em exagero.

A quantidade de comida ingerida como no caso das porções exageradas podem influenciar na obesidade. Os pesquisadores destacam ainda que as porções exageradas têm efeito também no chamado mecanismo compensatório: os obesos quando exageram numa refeição, ao passar do tempo perdem a regulação de comer menos na refeição subsequente.

 

Dados da obesidade no mundo 2018

Segundo publicação do Jornal da USP, a Organização Mundial da Saúde considera a doença uma epidemia global que aumenta o fator de risco para doenças cardíacas, AVC e diabetes. Os dados epidemiológicos pelo mundo trazem que aproximadamente 1,9 bilhão de adultos tenham sobrepeso e 600 milhões são considerados adultos obesos.

Dados da obesidade no Brasil 2018

Na população brasileira, em 10 anos, houve o crescimento de:

  • 110% no número de pessoas de 18 a 24 anos que sofrem com obesidade, quase o dobro do aumento em todas as faixas etárias (60%).
  • de 25 a 34 anos houve alta de 69,0%;
  • de 35 a 44 anos (23,0%);
  • 45 a 54 anos (14,0%);
  • de 55 a 64 anos (16,0%);
  • nos idosos acima de 65 anos houve crescimento de 2,0%.

 

Leia mais sobre emagrecimento saudável aqui e conheça o método saudavelmente 

 

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/do-brasil-a-china-porcoes-exageradas-pesam-na-conta-da-obesidade/ e saude.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *