Pular para o conteúdo

Ozonioterapia e Enfermagem

Ozonioterapia e Enfermagem

Enfermeiro pode usar o ozônio?

O Conselho Federal de Enfermagem reconheceu a Ozonioterapia como terapia complementar possível de ser realizada por enfermeiros que sejam capacitados para a prática. Esta decisão foi publicada mediante Parecer Normativo nº 1 de 2020 , que considera que existem muitas referências de que a ozonioterapia vem sendo utilizada com sucesso em vários países pelo mundo, porém no Brasil e, especialmente na Enfermagem, ainda é um campo a ser explorado.

Indicações Ozonioterapia

O grupo de trabalho criado para discussão do assunto cita as vias de aplicação do ozônio medicinal e suas indicações, sendo sua aplicação no tratamento de doenças infecciosas, vasculares, relacionadas à imunodepressão, degenerativas e ortopédicas, como por exemplo: feridas crônicas e infectadas, queimaduras, pé diabético, ulceras varicosas, hérnias discais, dores crônicas, acidentes vasculares, infecções por herpes de difícil controle, dentre outras.

Parecer Ozonioterapia e Enfermagem

O Parecer que trata sobre a Ozoniotepraia e Enfermagem cita ainda algumas questões como:

  • O profissional Enfermeiro, devidamente capacitado, possa prescrever a Ozonioterapia, como terapia complementar, seguindo-se os protocolos nacionais e internacionais, de acordo com os diagnósticos de Enfermagem e pelas vias de aplicação correspondentes;
  • Visando garantir a qualidade e segurança da terapêutica, a Ozonioterapia somente seja aplicada através de equipamento de produção de ozônio medicinal, devidamente certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Fonte: cofen.gov.br

1 comentário em “Ozonioterapia e Enfermagem”

  1. boa tarde, poderia me informar quais sao os aparelhos indicados pela Agencia de Vigilância Sanitária, moro em Foz do Iguaçu no Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *