Pular para o conteúdo

Política Nacional de Vigilância em Saúde

Política Nacional de Vigilância em Saúde

Resumo da Política Nacional de Vigilância em Saúde

Na última semana foi aprovada na reunião mensal do Conselho Nacional de Saúde a Política Nacional de Vigilância em Saúde, documento norteador do planejamento das ações de vigilância em saúde, com definições claras de responsabilidades, princípios, diretrizes e estratégias.

A discussão e elaboração desta política iniciou-se na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde em fevereiro de 2018 e contou com as propostas formuladas por acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde.

Conforme publicação da Anvisa, a Política Nacional de Vigilância em Saúde prevê a garantia do financiamento das ações da vigilância em saúde, de forma tripartite, com recursos e tecnologias necessários ao cumprimento do papel institucional das três esferas. A Política está centrada no direito à proteção da saúde e alicerçada no SUS público e de qualidade.

 

O que é a Vigilância em Saúde

A vigilância em saúde é ampla e inclui:

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43841-aprovada-por-unanimidade-politica-de-vigilancia-em-saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *