Pular para o conteúdo

O que é o Programa de Educação pelo trabalho para Saúde: PET Saúde

PET Saúde conceitos

O que é o PET Saúde?

O PET Saúde é um Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde que foi criado com o objetivo de promover a integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS. A legislação que instituiu o PET Saúde foi a Portaria Interministerial nº 1802 de 26 de agosto de 2008, envolvendo o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Participam do programa instituições de educação superiores públicas ou privadas sem fins lucrativos, que tenham parceria com Secretarias Municipais e/ ou Estaduais de Saúde de todas as regiões do país, selecionadas por meio de editais publicados pelo Ministério da Saúde.

Objetivos do PET Saúde

Segundo a Portaria acima citada, alguns dos objetivos do PET Saúde incluem:

  • desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • contribuir para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde;
  • contribuir para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País;
  • sensibilizar e preparar profissionais de saúde para o adequado enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população brasileira;
  • fomentar a articulação entre ensino e serviço na área da saúde.

Como funciona o PET Saúde

O PET Saúde possui editais especificando os requisitos para participação. É fornecido bolsas para a iniciação ao trabalho, destinada a estudantes de graduação,  tutoria acadêmica, destinada a professores das instituições de ensino superior e bolsa de preceptoria, destinada aos profissionais atuantes na atenção básica.

Em 2018, o Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde lançou o Edital nº 10, de 23 de julho de 2018, de seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde-Interprofissionalidade – 2018/2019, com foco em projetos abordando:

  • Educação Interprofissional (EIP);
  • Trabalho colaborativo;
  • Autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades.

Podem participar as Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Saúde em conjunto com Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofereçam cursos de graduação na saúde.

Referências: Portaria Interministerial nº 1802 de 26 de agosto de 2008 – Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.