Organização Pan-Americana da Saúde lança guia sobre a Doença de Chagas
A Organização Pan-Americana da Saúde publicou recentemente um novo guia para o diagnóstico e o tratamento da Doença de Chagas, para identificação da doença de forma oportuna e adequada, incluindo o manejo clínico integral. O documento foi feito baseado em revisões sistemáticas e estudos primários até agosto de 2017, em bases de dados eletrônicas, com evidências avaliadas com a metodologia GRADE.
O que é a Doença de Chagas
A Doença de Chagas é uma antropozoonose que deve ser notificada e investigada; apresentando curso clínico composto por uma fase aguda (clinicamente aparente ou não) e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. O agente etiológico é o protozoário flagelado Trypanosoma cruzi.
Dados epidemiológicos da Doença de Chagas
Segundo dados epidemiológicos da Organização Pan-Americana da Saúde sobre a Doença de Chagas, em torno de 6 milhões de pessoas nas Américas vivem com a Doença sendo que a maioria delas não sabe que está infectada. Outras estatíticas incluem:
- 28 mil novos casos ocorrem por transmissão vetorial
- 8 mil novos casos por transmissão congênita.
- 65 milhões de pessoas que vivem em 21 países endêmicos das Américas correm o risco de contrair a Doença de Chagas
Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5844:opas-divulga-novo-guia-para-diagnostico-e-tratamento-da-doenca-de-chagas&Itemid=812
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.