Quais as principais causas de óbitos entre as mulheres?
Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, o Saúde Brasil 2018, mostrou que as 5 principais doenças causadora de óbitos entre as mulheres: as doenças cardíacas, AVC, Alzheimer, Infecções Respiratórias e o Diabetes.
Outros dados mostram que entre os anos de 2010 e 2016, as taxas de mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Doenças Cardíacas Isquêmicas, em mulheres, com idades entre 30 a 69 anos, caíram em 11% e 6,2%, respectivamente.
O índice para AVC caiu de 39,5 para 35,2 óbitos por 100 mil habitantes e as Doenças Cardíacas apresentaram queda de 55 para 51,6 óbitos por 100 mil habitantes.
Estas doenças são chamadas de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), sendo sua ocorrência muito influenciada pelos estilos e condições de vida.
Para o enfrentamento destes número de internações e óbitos, o Ministério da Saúde reforça o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na atenção básica.
Fonte: saude.gov.br
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.