Pular para o conteúdo

Conceitos de Enfermagem Perioperatória

Enfermagem Perioperatória

Conceitos de Enfermagem Perioperatória

Para iniciarmos com os principais conceitos envolvendo a atuação da Enfermagem Perioperatória, vamos relembrar as áreas na qual o profissional de Enfermagem poderá atuar:

  • Centro Cirúrgico: sala do pré operatório, sala cirúrgica (instrumentação cirúrgica e circulante), sala de recuperação anestésica, parte administrativa
  • Central de Material e Esterilização: área de recebimento de materiais, área de preparo e área de distribuição/arsenal, parte administrativa

 

O que é Enfermagem Perioperatória

A Enfermagem Perioperatória é uma divisão de momentos na qual o paciente é submetido durante sua passagem no centro cirúrgico. Segundo a SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico) , temos o seguinte conceito: assistência de Enfermagem praticada nos períodos:

  1. Pré operatório: período correspondente ao informe da indicação cirúrgica até  a entrada do paciente no centro cirúrgico., sendo o pré operatório imediato nas 24 horas que antecedem  a cirurgia.
  2. Transoperatório: o paciente é submetido à cirurgia em si
  3. Pós operatório: imediato, mediato e tardio. O período pós operatório imediato se dá com a recepção do paciente na sala de recuperação anestésica (SRPA) percorrendo até 24 horas após a cirurgia

Classificação das cirurgias

As cirurgias podem ser classificadas de acordo com o:

  • tipo de internação (hospitalar ou ambulatorial),
  • momento operatório (urgência, emergência, eletiva),
  • risco cardiológico (pequeno, médio ou grande porte).
  • duração (porte I,II,III,IV) e
  • potencial de contaminação (limpa, potencialmente contaminada, contaminada e infectada).

Classificação do porte cirúrgico

Destacaremos aqui a classificação peri operatória de risco cardiológico e duração cirúrgica. O porte cirúrgico está  relacionado ao risco de perda de fluidos/sangue durante a cirurgia (pequeno porte, médio porte e grande porte).

A duração da cirurgia representa outro item classificatório, onde procedimentos de porte I, II, III E IV duram respectivamente 2 horas, de 2 a 4 horas, 4 a 6 horas e acima de 6 horas.  A gravidade é pontuada como de gravidade maior, onde envolve extensa reconstrução ou alteração em partes do corpo e de gravidade menor, envolvendo alterações mínimas em partes do corpo, com poucos riscos se comparada com procedimentos maiores (POTTER;PERRY, 2012).

 

Referências:

POTTER, Patricia; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS DE CENTRO CIRÚRGICO. Práticas recomendadas da SOBECC. 6 ed. São Paulo, 2013.

 

1 comentário em “Conceitos de Enfermagem Perioperatória”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.