Dia Nacional do Medicamento Genérico
No último dia 20, comemorou-se o Dia Nacional do Medicamento Genérico, seguimento de grande relevância no mercado farmacêutico. O processo de criação dos medicamentos genéricos no país iniciou-se com as primeiras discussões na década de 70 e na década de 90 houve a aprovação da da Lei 9.787, de 10/02/1999, onde foram criadas as condições para a implantação de medicamentos genéricos, em consonância com normas internacionais. Somente no ano 2000 que iniciou-se a concessão dos primeiros registros de medicamentos genéricos.
Segundo dados da Anvisa, o medicamento genérico pode trazer até 35% de economia para os consumidores, se comparados com preços dos medicamentos de referência. Para o Sistema Único de Saúde, esta economia também impacta no orçamento e na oferta de tratamentos com segurança e eficácia.
A Anvisa reforça que o medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. No último ano, houve um incremento de medicamentos genéricos no mercado, onde foram publicados 126 registros desses produtos.
Fonte: anvisa.org.br
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.