Piso salarial para a Enfermagem

Projeto de Lei 2997/2020

Projeto de Lei 2997/2020

O Projeto de Lei 2997/2020 que prevê piso salarial para Enfermagem e jornada de trabalho de 30 horas semanais foi apresentado à Câmara dos Deputados na última semana, lutas embatidas há tempos pelos profissionais da categoria.

Segundo divulgado no COFEN, o piso salarial nacional e a regulamentação da jornada de trabalho, já estabelecida para outros profissionais de Saúde, é uma reivindicação histórica dos profissionais de Enfermagem. O projeto de lei alcançou a maioridade sem ir à votação, à despeito dos pareceres favoráveis de todas as comissões, em 2009.

O piso salarial nacional proposto é de R$ 6.000,00 (seis mil reais) mensais para enfermeiros graduados. Para técnicos de Enfermagem, piso proposto é de 70% do valor e para auxiliares de Enfermagem e parteiras, de 50%. O piso será aplicado sobre a jornada de trabalho semanal de 30 horas.

A justificativa apresentada, além da luta histórica pela classe, é a disparidade de salários pagos entre os profissionais de saúde pelo país afora e a relevância da Enfermagem nos tempos de pandemia.

Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui.

Fonte: cofen.gov.br

1 comentário em “Piso salarial para a Enfermagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *