Princípios e conceitos da Saúde Baseada em Evidências

    O que é a saúde baseada em evidências

    O que é a saúde baseada em evidências

    Atualmente, o entendimento da saúde baseada em evidências científicas auxiliam nas pesquisas diárias e nas tomadas de decisões em determinada área, uma vez que tornam nosso olhar mais crítico em relação a qualquer estudo publicado. Considerando que o mundo digital nos fornece uma gama de informações, devemos realizar na nossa busca uma avaliação da qualidade dos estudos, seu tipo e suas variáveis, visando sempre as melhores práticas em saúde e uma metodologia de pesquisa bem sustentada.

     

    O que avaliar na escolha de estudos: um olhar da saúde baseada em evidências

    Diferença entre estudo primário e secundário

    A maioria dos estudos possuem vantagens e desvantagens. Os estudos primários podem ser observacionais (tipo relato e série de casos, transversais, ecológicos, caso controle) e de intervenção (ensaio clínico). Como avaliação da qualidade dos estudos, deve-se considerar as inferências estatísticas, nível de significância (probabilidade de rejeitar uma hipótese verdadeira), poder estatístico do teste. O teste do qui quadrado (avalia a diferença entre as frequências observadas e esperadas), risco relativo (número de vezes que o grupo exposto tem probabilidade de adoecer em relação ao grupo não exposto) fator de risco, fator de proteção e intervalo de confiança também devem avaliados na metodologia.

    Em relação aos estudos secundários, há revisão narrativa (métodos subjetivos e que não são boas evidências) e sistemática (reprodutível, combina resultados de diferentes estudos, com critérios claros de pesquisa). As metanálises juntam casuísticas e realizam síntese quantitativa de dados.

     

    Uso dos guidelines na prática

    Os guidelines ou diretrizes clínicas são recomendações de forma sistemática de certo assunto. A prática da saúde baseada em evidências e o conhecimento destes são de extrema importância para nos conduzir e auxiliar na construção de boas práticas, manuais e protocolos institucionais, considerando as referências citadas. O senso crítico na busca de periódicos irá otimizar uma pesquisa de melhor qualidade na busca da melhor evidência, considerando a epidemiologia, os aspectos clínicos, os valores e as políticas de saúde vigentes.

    Com isso a  rastreabilidade em base de dados e a estratégia de buscas e avaliação dos estudos são essenciais na nossa prática profissional, considerando as inúmeras argumentações que enfrentamos no dia a dia nos mais diversos assuntos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *