Reforma da Previdência e a Enfermagem
A Reforma da Previdência foi apresentada pelo governo na semana passada e provocou discussões entre os profissionais de Enfermagem, pois a proposta não inclui a categoria dentre as profissões contempladas com a aposentadoria especial.
Em virtude disto, o Conselho Federal de Enfermagem e o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo consideram as novas regras prejudiciais aos profissionais e para a sociedade e, em nome dos profissionais da Enfermagem brasileira, protocolaram no Congresso Nacional um Ofício com o posicionamento sobre o tema, destacando a inclusão da categorias contempladas pela aposentaria especial.
A aposentadoria especial é uma demanda antiga e persistente da categoria, a qual está exposta a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos e jornadas exaustivas de trabalho, fatos estes que interferem na qualidade e segurança da assistência prestada.
Confira o Ofício completo e a matéria aqui.
Fonte: http://www.cofen.gov.br/cofen-e-coren-sp-protocolam-oficio-no-congresso-contra-retrocessos-da-reforma-da-previdencia_68984.html
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.