O que é o Programa Nacional de Imunizações
O Programa Nacional de Imunizações teve um longo caminho a ser percorrido. O Brasil em meados de 1940 e 1970 enfrentou surtos de varíola e poliomielite, culminando na adoção de várias medidas para erradicação destas doenças, como a vacinação em massa e a vigilância rigorosa destes agravos.
Neste contexto, em 1973 criou-se o Programa Nacional de Imunizações através da lei 6259 de outubro de 1975, a qual dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, estabelecendo normas relativas à notificação compulsória de doenças e outras providências.
Números do Programa Nacional de Imunizações
Este ano o Programa completa 45 anos de existência, e o Ministério da Saúde divulgou os dados positivos deste programa:
“Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, em mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas por todo território nacional, 27 vacinas que integram o Calendário Nacional mais a vacina de raiva canina. Por ano, o Ministério da Saúde aplica mais de 300 milhões de doses de vacinas na população brasileira”.
Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44501-programa-nacional-de-imunizacoes-completa-45-anos
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.