Medicamentos isentos de prescrição
Os Medicamentos isentos de prescrição foram tema de discussão de um seminário sediado na Anvisa, o qual abordou a relação entre as tendências de consumo, a economia gerada no mercado farmacêutico, os casos de intoxicação e seus impactos nos serviços de saúde.
Os dados estatísticos apresentados mostraram que estes medicamentos já são o primeiro recurso da população no Brasil para enfrentar sintomas brandos. Em torno de 63% dos consumidores declararam recorrer a essa classe.
Medicamentos isentos de prescrição: conceito
Estes medicamentos são aqueles disponíveis no autosserviço em farmácias e drogarias e que, não necessitam de prescrição médica para compra. Sua venda é livre e configuram-se de medicamentos com poucos efeitos colaterais ou contra-indicações, desde que usados corretamente e sem abusos. Os exemplos são medicamentos para: resfriados, azia, má digestão, dor de dente, entre outros.
Fonte: anvisa.org.br
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.