Certificado Internacional de Vacinação e as novas mudanças
Para viagens ao exterior, muitos países exigem ao viajante o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) documentação que comprova a imunização, destacando a vacina da febre amarela.
A emissão deste documento pela Anvisa passou por novas mudanças: agora a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmites digitais, viabilizando assim sua emissão e impressão.
Segundo informações da Anvisa, após tomar a vacina em uma unidade de saúde do Sistema Único de Saúde ou em um serviços de vacinação privados credenciados, o cidadão deve fazer a solicitação pelo site Portal de Serviços.
A partir daí, o processo é então analisado pela Anvisa e, se aprovado, uma mensagem é encaminhada, em até 5 dias úteis, para o solicitante. O usuário deve então imprimir o cartão e assinar no local indicado, sendo que o arquivo gerado neste trâmite fica disponível para impressão sempre que necessário.
Antes, o cidadão para emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, após aplicada a vacina, tinha que comparecer pessoalmente a uma unidade de saúde credenciada para emissão deste documento. Com as mudanças anunciadas esta semana, este processo será otimizado e facilitado para o viajante.
Fonte: anvisa.gov.br
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.