Projeto de Pesquisa em Saúde
Ao iniciar um projeto de pesquisa em saúde, devemos primeiramente realizar a escolha do tema, realizando uma breve revisão de literatura geral. A justificativa para a realização da pesquisa deve ser convincente, contendo dados estatísticos ou argumentos que fortalecem sua importância e benefícios. A determinação dos objetivos e metas devem contemplar as ações propostas.
A formulação do problema ou pergunta de investigação, na tendência da Saúde Baseada em Evidências, utiliza-se da metodologia PICO:
- Problema
- Intervenção
- Controle
- Outcome (desfecho).
Neste sentido, como desenhos de pesquisa, a Revisão Sistemática reuni, avalia e sintetiza os estudos e teorias relevantes sobre uma determinada temática, realizando uma integração das melhores evidências existentes.
Requisitos mínimos para o Projeto de Pesquisa em Saúde
É importante estruturar o Projeto de Pesquisa em Saúde para que haja uma ordenação das etapas, otimizando o tempo dispendido para elaboração do trabalho. Podemos considerar o seguinte escopo resumidamente:
- O quê? – relacionado à pergunta
- Por que? – sua relevância/contexto
- Como? – o desenho de pesquisa, tipo de estudo, métodos estatítiscos
- Quem? – população/grupo estudado
- O quê e como? – variáveis existentes no estudo
- Análise dos achados/desfechos
Vale ressaltar que neste processo de análise de estudos, temos os fatores da Efetividade (resultados em condições reais), Eficácia (resultados em condições ideais) e Eficiência (resultado em custo, acesso, praticidade).
Bases de Dados na Pesquisa em Saúde
Para a uma metodologia de busca eficiente deve-se: estabelecer a questão de pesquisa, definir qual a base de dados (fontes primárias ou secundárias) desta abrangência de busca, verificar descritores nas bases de dados, identificar o assunto de interesse e utilizar a teminologia DECS.
Destaque para o do portal Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), coordenada pela BIREME, a qual reune 35 bases de dados com credibilidade, acurácia e critérios de filtros para otimização da pesquisa.
O descritor DECS funciona como terminologia controlada para área da ciência da saúde, linguagem padronizada para indexação e recuperação da informação. Exemplos de algumas fontes: Medline, Bdenf, Lilacs, Ibecs e Scielo. Como fonte secundária de base de dados, temos aquelas contendo resumos de evidência filtrado por qualidade e relevância, a citar a Cochrane Library.
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.
Fiquei com esta prática e ainda não consegui me encontrar , gostaria de falar com Rafaela .
Boa noite.
Gostava de me contactar com a Rafaella Rebelo através do meu e-mail abaixo.
Obrigado