Pular para o conteúdo

Como estruturar um Projeto de Pesquisa em Saúde

Como fazer uma pesquisa em saúde

Projeto de Pesquisa em Saúde

Ao iniciar um projeto de pesquisa em saúde, devemos primeiramente realizar a escolha do tema, realizando uma breve revisão de literatura geral. A justificativa para a realização da pesquisa deve ser convincente, contendo dados estatísticos ou argumentos que fortalecem sua importância e benefícios. A determinação dos objetivos e metas devem contemplar as ações propostas.

A formulação do problema ou pergunta de investigação, na tendência da Saúde Baseada em Evidências, utiliza-se da metodologia PICO:

  • Problema
  • Intervenção
  • Controle
  • Outcome (desfecho).

Neste sentido, como desenhos de pesquisa, a Revisão Sistemática reuni, avalia e sintetiza os estudos e teorias relevantes sobre uma determinada temática, realizando uma integração das melhores evidências existentes.

 

Requisitos mínimos para o Projeto de Pesquisa em Saúde

É importante estruturar o Projeto de Pesquisa em Saúde para que haja uma ordenação das etapas, otimizando o tempo dispendido para elaboração do trabalho. Podemos considerar o seguinte escopo resumidamente:

  • O quê? – relacionado à pergunta
  • Por que? – sua relevância/contexto
  • Como? – o desenho de pesquisa, tipo de estudo, métodos estatítiscos
  • Quem? – população/grupo estudado
  • O quê e como? – variáveis existentes no estudo
  • Análise dos achados/desfechos

Vale ressaltar que neste processo de análise de estudos, temos os fatores da Efetividade (resultados em condições reais), Eficácia (resultados em condições ideais) e Eficiência (resultado em custo, acesso, praticidade).

 

Bases de Dados na Pesquisa em Saúde

Para a uma metodologia de busca eficiente deve-se: estabelecer a questão de pesquisa, definir qual a base de dados (fontes primárias ou secundárias) desta abrangência de busca, verificar descritores nas bases de dados, identificar o assunto de interesse e utilizar a teminologia DECS.

Destaque para o do portal Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), coordenada pela BIREME, a qual reune 35 bases de dados com credibilidade, acurácia e critérios de filtros para otimização da pesquisa.

O descritor DECS funciona como terminologia controlada para área da ciência da saúde, linguagem padronizada para indexação e recuperação da informação. Exemplos de algumas fontes: Medline, Bdenf, Lilacs, Ibecs e Scielo. Como fonte secundária de base de dados, temos aquelas contendo resumos de evidência filtrado por qualidade e relevância, a citar a Cochrane Library.

 

 

2 comentários em “Como estruturar um Projeto de Pesquisa em Saúde”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *