Pular para o conteúdo

Gerenciamento de eventos adversos e segurança do paciente

Gerenciamento de eventos adversos

Gerenciamento de eventos adversos

O gerenciamento de eventos adversos numa instituição de saúde constitui-se de uma atividade ligada à cultura de segurança, a qual possibilita e  propicia reflexões, análise e aprendizado com as falhas e a prevenção de outros eventos. Destacamos aqui o papel do Núcleo de Segurança do Paciente como a base deste gerenciamento de eventos adversos e interlocutor com os envolvidos à assistência em saúde. Para um bom gerenciamento, devemos ter como base as seguintes prerrogativas:

  • identificar o evento adverso e classificá-lo
  • notificar o evento adverso (tanto internamente como externamente)
  • investigação das causas/fatores, envolvendo todos da equipe
  • desenvolvimento de intervenções/planos de ação para interferir nos fatores causais para melhoria dos processos
  • concluir a investigação e elaborar relatórios
  • acompanhar a implantação das melhorias sugeridas

 

Ferramentas para a Gestão de risco

Quando falamos da segurança do paciente e da gestão de risco, temos um universo de conceitos, ferramentas, técnicas e condutas a serem aplicadas. Entretanto, abordaremos aqui algumas das ferramentas mais utilizadas nesta área, a citar:

  • Brainstorming
  • Bow tie
  • Diagrama de causa e efeito
  • Análise do modo e efeito de falha (FMEA)

O que é o Brainstorming

O Brainstorming ou chuva/tempestade de ideias é uma técnica bem dinamizada a qual envolve mais pessoas ou grupo, estimulando assim a criatividade e dando voz a cada membro. Esta técnica foi criada por Alex Osborn e é considerada uma ótima ferramenta na gestão de risco, seja para identificar, analisar ou intervir nos riscos, sendo de fácil execução.

Para o autor, o Braistorming possui 4 regras que devem ser seguidas para otimizar os resultados: não criticar as ideias quando as mesmas estiverem sendo elaboradas e expostas, buscar o máximo de ideias possíveis, estimular criatividade e liberdade dos participantes e combinação de ideias. Vale ressaltar que esta geração de ideias deve sempre ser acompanhada por um objetivo proposto sólido e bem definido.

O que é o Bow tie

O Bow tie ou gravata borboleta é um desenho esquemático que permite a visualização de mapeamento e avaliação de riscos. Segundo o caderno 07 de Gestão de Riscos e Investigação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde da Anvisa (2017),

O que é a análise do modo e efeito de falha – FMEA

A análise do modo e efeito da falha do inglês Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), tem como objetivo reduzir a possibilidade de ocorrência de eventos adversos para os pacientes no futuro. Para isso, é feita a identificação de
condições de risco, os possíveis efeitos que poderão acontecer em virtude do erro e as recomendações de medidas corretivas e melhorias necessárias para prevenir e eliminar as falhas.

O que é a diagrama de causa e efeito

O diagrama de causa e efeito ou Diagrama de Ishikawa ou Espinha-de Peixe é a ferramenta mais conhecida quando falamos de gerenciamento de risco. Este diagrama traz a relação entre um efeito (incidente de segurança do paciente) e suas causas potenciais (ou fatores contribuintes) e consiste basicamente de um brainstorming estruturado e por blocos, seguido de uma apresentação gráfica dos seus resultados (espinha de peixe).

Referência: Caderno 07 – Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde: Gestão de Riscos e Investigação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde da Anvisa (2017)

1 comentário em “Gerenciamento de eventos adversos e segurança do paciente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.