Gestão em Saúde e o Setor Privado

    Setor Privado e SUS

    O contexto do setor privado na saúde

    Segundo o Cadastro Nacional de  Estabelecimentos de Saúde e seus dados de 2018, o setor hospitalar brasileiro hoje conta com mais de 6800 hospitais, sendo eles:

    • 21% municipais
    • 8% estaduais
    • 1% federal
    • 70% privados

    O setor privado é visto como suplementar pelo fato do sistema público ter caráter universal. Neste cenário estão atrelados os planos de saúde, classificados na modalidade de medicina de grupo, a autogestão, a cooperativa médica e o seguro-saúde.

    Hoje, os serviços de saúde suplementar crescem no Brasil e movimenta finanças significativas. Diante deste fato, questionamos as fragilidades encontradas no Sistema Único de Saúde que podem levar à população a busca de novas alternativas na assistência à saúde, considerando-a como um bem de consumo e não como um direito de todos.

    Assim como as diretrizes e legislações existentes no Sistema Único de Saúde, o setor privado na saúde também possui critérios para sua atuação, definidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

    Associação Nacional dos Hospitais Privados

    A ANAPH -Associação Nacional dos Hospitais Privados, criada em 2001, é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. Segundo esta Associação,alguns dos seus objetivos incluem:

    • promover a congregação associativa de instituições hospitalares privadas comprometidas com a ética e a qualidade dos serviços prestados à comunidade;
    • reunir, produzir, sistematizar e disseminar conhecimentos interdisciplinares atinentes à gestão das instituições hospitalares privadas
    • desenvolver formas de relacionamento com os órgãos estatais regulamentadores e reguladores do setor de Saúde Suplementar; entre outros

    Referências:

    TEIXEIRA, L. Cooperativas médicas e planos de assistência à saúde à luz da regulação da agência nacional de saúde suplementar. Biblioteca Digital Câmara dos Deputados. Brasília: 2009.

    LEMOS, V.M.F; ROCHA, M.H.P. A gestão das organizações hospitalares e suas complexidades. Anais VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão.

    ANAPH – Associação Nacional dos Hospitais Privados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.