Hepatite C e o plano de eliminação da doença
O Ministério da Saúde, os estados e municípios pactuaram um plano que tem como meta eliminar a Hepatite C no país até 2030. O Brasil é signatário do Plano Estratégia Global da Hepatite Viral da Organização Mundial da Saúde. As ações propostas incluem:
- Simplificar o diagnóstico;
- Ampliar a testagem, principalmente, em populações consideradas prioritárias;
- Estimular a busca ativa de casos diagnosticados e ainda não vinculados ao SUS;
- Fortalecer linha de cuidado no atendimento às hepatites virais;
- Monitorar e divulgar os avanços do plano de eliminação.
Estas ações preveem aumento de pessoas testadas, diagnosticadas e oferta de tratamento. Assim, com a ampliação do diagnóstico e o tratamento diminuirá o número de novos casos. O tratamento, atualmente disponível no SUS, possibilita em mais de 90% de chance de cura e é oferecido a todos os pacientes com hepatite, independente do grau de lesão do fígado.
Notificação da Hepatite C e Boletim Epidemiológico
A notificação é obrigatória para todas as hepatites virais. Segundo dados do Ministério da Saúde, temos o seguinte panorama para hepatite C:
- 24.460 casos registrados de hepatite C em 2017
- As maiores taxas de detecção em 2017 foram observadas em ambos os sexos, na faixa etária de 55 a 59 anos
- De 2000 a 2016, foram identificados 50.179 óbitos associados à hepatite C;
Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43763-ministerio-da-saude-lanca-plano-para-eliminar-hepatite-c-ate-2030
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.