Pular para o conteúdo

Novo boletim de Farmacovigilância

Farmacovigilância

Boletim de Farmacovigilância e medicamentos isentos de prescrição

A Anvisa divulgou o 9º Boletim de Farmacovigilância que traz como temática os medicamentos isentos de prescrição. Este Boletim foi criado em 2012, com o objetivo de disseminar informações relevantes sobre o tema.

Os medicamentos isentos de prescrição (MIPs), conforme publicação “são os medicamentos aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar, prevenir ou aliviar sinais e sintomas de condições de saúde não graves, e podem ser dispensados sem exigência de prescrição ou receita médica, devido à sua segurança e eficácia comprovada, desde que utilizados de forma adequada, conforme as orientações contidas na bula” .

O Boletim de Farmacovigilância aponta ainda a questão da automedicação, os eventos adversos durante o uso destes medicamentos, regulação sanitária envolvida, tipos de embalagens e bulas, uso dos MIPS em idosos e crianças e panorama do consumo no mundo.

Medicamentos isentos de prescrição: características

A RDC 98/2016 é a legislação vigente no país que dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição. Ao todo são 7 critérios que devem ser considerados para este enquadramento. Vale ressaltar ainda que as embalagens dos MIPs não possuem tarja.

Fonte: anvisa.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.