Novo Código de Ética de Enfermagem
O Conselho Federal de Enfermagem publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 564 de 06 de novembro de 2017 o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, a qual deverá entrar em vigor a partir de quinta-feira (5 de abril de 2018).
Resumo Código de Ética de Enfermagem
O Código inclui cinco capítulos com referências aos:
- direitos
- deveres dos profissionais
- proibições
- infrações
- penalidades e aplicações das mesmas
Segundo o COFEN, a proposta de reformulação foi coordenada por um Grupo de Trabalho, que recebeu propostas de alterações encaminhadas pelas regionais, após encontros e conferências junto aos profissionais de Enfermagem, que também foram ouvidos em consulta pública realizada no Portal Cofen.
O que vai mudar com o novo Código de Ética de Enfermagem
“A nova norma traz uma linguagem mais clara e objetiva, como por exemplo:
- O artigo que trata da suspensão das atividades quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional, devendo o profissional formalizar imediatamente sua decisão por escrito ou meio eletrônico à instituição e ao Conselho Regional de Enfermagem.
Neste caso, o código mudou o texto instituição pública ou privada, por “local de trabalho. Assim, as mudanças buscam dar mais segurança ao exercício profissional.”
Fonte: http://www.cofen.gov.br/entra-em-vigor-novo-codigo-de-etica-da-enfermagem-brasileira_61770.html
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.