Pular para o conteúdo

Posicionamento de pacientes

Posicionamento de pacientes

Posicionamento de pacientes

Na assistência à saúde, a realização de exames, procedimentos cirúrgicos ou internações requerem muitas vezes um posicionamento de pacientes adequado, proporcionando segurança e conforto. Diante disso, é necessário aos profissionais de saúde conhecê-los, tendo em vista as implicações anatômicas, fisiológicas, patológicas e a vulnerabilidade de alguns pacientes em tolerar decúbito.

 

Como fazer o posicionamento de pacientes

Dependendo da situação, temos a recomendação de posicionamento do paciente. Segue abaixo os principais posicionamentos na prática da Enfermagem:

  • Decúbito dorsal ou supina: dorso e coluna vertical repousam sobre o colchão/leito;
  • Decúbito ventral ou prona: abdômen fica em contato com superfície do colchão/leito;
  • Decúbito lateral (direito ou esquerdo): lateralidade;
  • Trendelenburg: é uma variação do decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso fica abaixada e os pés mais elevados;
  • Trendelenburg reversa ou proclive: a cabeceira fica elevada e os pés abaixados;
  • Litotomia ou ginecológica: é um decúbito dorsal com as pernas elevadas e abduzidas;
  • Fowler modificada: o dorso fica em repouso e é elevado, os joelhos permanecem flexionados e o suporte do pé não é deslocado.

2 comentários em “Posicionamento de pacientes”

  1. bom dia uma informação . se posicionamento é a maneira que o paciente vai permanecer na mesa cirúrgica durante todo ato cirúrgico e não pode ser movimentado . Já décubito é a variação do movimento apenas da mesa seja ele levantar, proclive e que pode ser alterado para facilitar o acesso cirurgico pelo cirurgião . Então quando na literatura encontramos descrito que o paciente fica em posição decubito lateral, posição decubito dorsal, decubito litotoma , não é esta incorreto ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *