Pular para o conteúdo

Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento

Rede Produtores de Vacinas

Nesta semana aconteceu a 20ª Reunião Geral Anual da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento na cidade do Rio de Janeiro. Esta rede foi criada no ano de 2000 e abrange atualmente 50 produtores de 17 países, os quais fabricam e fornecem mais de 40 tipos de vacinas em diversas apresentações, totalizando cerca de 200 produtos.

O evento contou ainda com a participação do Ministro da Saúde, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), presidente da Fundação Oswaldo Cruz , entre outros especialistas.

Os temas discutidos incluem: os avanços tecnológicos na área, acesso equitativo a vacinas no mundo, questões regulatórias e estratégias, desafios atuais da indústria com ênfase na atuação dos países em desenvolvimento e oportunidades de parcerias.

Exportação da vacina contra febre amarela

O ministério da saúde divulgou que após três anos de interrupção da exportação da vacina contra febre amarela, o Brasil, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), retoma a capacidade instalada para atender 100% a demanda interna e fornecer para outros países.

O Brasil é o maior produtor de vacina contra febre amarela no mundo e com o menor preço, cerca de US$ 1,00 (R$ 4,15) a dose. Atualmente apenas mais três países também produzem o insumo. São eles: Rússia, França e Índia.

O Instituto tem a sua vacina de febre amarela pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2001, o que a torna apta a ser adquirida pelas Agências das Nações Unidas. Desde então, mais de 160 milhões de doses foram exportadas, abrangendo mais de 70 países endêmicos.

Fonte: saude.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *