A Anvisa divulgou recentemente que aprovou o registro da primeira vacina para bronquiolite no Brasil. A vacina Arexvy, da empresa GlaxoSmith Kline atua na prevenção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite. O vírus também pode provocar pneumonia e está associado a infecções potencialmente graves em bebês menores de 6 meses e idosos, causando várias internações hospitalares.
A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos (parte final dos brônquios). Além do vírus sincicial respiratório, outros vírus também podem causar este quadro como: adenovírus, vírus parainfluenza, vírus influenza, rinovírus.
A vacina para bronquiolite no Brasil foi aprovada para uso em adultos com 60 anos de idade ou mais. Ela é aplicada de forma intramuscular, em dose única.
A tecnologia utilizada para a vacina é de proteína recombinante. Nesse caso, uma substância semelhante à presente na superfície do vírus é fabricada na indústria e utilizada para estimular a geração de anticorpos, responsáveis pela imunidade.
Segundo o site do COFEN e Anvisa, ” a vacina, já aprovada pelos órgãos reguladores nos Estados Unidos e União Europeia, apresentou uma eficácia de 82,6% para prevenir doença do trato respiratório inferior (DTRI) na faixa etária contemplada, e de 94,1% para evitar quadros graves de DTRI. A incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) dependerá de avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que considera a eficiência e o custo do imunizante.”
FOnte: Anvisa e COFEN
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.