Pular para o conteúdo
Coronavírus e Enfermagem

Equipe de Enfermagem e pandemia

Diante da pandemia que estamos vivendo do coronavírus, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) emitiu um material de orientação profissional: Recomendações gerais para organização dos serviços de saúde e preparo para as equipes de Enfermagem.

O material pode ser acessado neste link. Listaremos abaixo os principais pontos do documento que incluem ainda questões referentes ao uso de EPIs em pontos da assistência e detalhes sobre Precaução Padrão e específica, importantes na batalha do Coronavírus e a Enfermagem:

  1. Formação de equipe de respostas rápidas;
  2. Revezamento de equipes de Enfermagem no atendimento à pessoas com suspeita do coronavírus, evitando colaboradores que se enquadram no grupo de risco;
  3. Provimento pela gestão local dos EPIs necessários;
  4. Orientações quanto à organização do espaço físico e higienização
  5. Divulgação de medidas educativas de prevenção e contenção do novo coronavírus no país

Quanto aos EPIS, nas salas de consulta, a recomendação segundo o documento é o uso de Máscara cirúrgica; Capote/Avental; Luvas de procedimento e Proteção ocular (óculos ou máscara facial). No caso de procedimentos que geram aerossóis em pacientes com Covid-19, recomenda-se a Máscara N95 ou FFP2; Capote/Avental, Luvas de procedimento e Proteção ocular (óculos ou máscara facial).

Fonte: cofen.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Coronavírus e atendimento pela Enfermagem: principais recomendações