Ergonomia e Saúde

Ergonomia e Saúde

O que é Ergonomia

Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia, a Ergonomia tem como objetivo modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas considerando seu desempenho eficiente, confortável e seguro.

A otimização do bem estar humano e o desempenho global do sistema são itens chaves nos estudos que envolvem o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas nos postos de trabalho.

Entre os profissionais de saúde, destacamos o trabalho da Enfermagem que tem como característica o contato direto com pacientes. Estas atividades carregam consigo riscos ergonômicos, podendo ocasionar problemas osteomusculares e desgastes físicos e emocionais. No trabalho assistencial, o posicionamento e transporte de pacientes, os mobiliários no posto de Enfermagem, entre outros fatores podem afetar a postura destes profissionais de saúde. Por isso, a sensibilização de todos é fundamental para prevenção de problemas relacionados à ergonomia.

Ergonomia e legislação

A questão da ergonomia é tratada na Norma Regulamentadora nº17 (NR-17), a qual visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

A NR-17 é ampla no que condiz aos parâmetros de condições de trabalho, incluindo aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do mesmo. São citadas na norma questões como a iluminação, níveis de ruído e temperatura nos postos de trabalho.

 

 

1 comentário em “Ergonomia e Saúde”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *