Pular para o conteúdo

Escala de Braden – Enfermagem

Escala de Braden Enfermagem 2018

O que é a escala de Braden

A escala de Braden é uma escala utilizada para avaliação do risco do paciente em desenvolver lesão por pressão.

Avaliação e pontuação  da escala de Braden

Os itens a serem pontuados e avaliados na escala de Braden incluem:

1- percepção sensorial: totalmente, muito, levemente limitado ou com nenhuma limitação;

2- umidade: completamente úmido/molhado, muito, ocasionalmente ou nunca molhado/úmido;

3- atividade: acamado, confinado a cadeira, deambula ocasionalmente ou deambula frequentemente

4- mobilidade: totalmente imóvel, muito ou discretamente limitado; sem limitação;

5- nutrição: deficiente, inadequada, adequado ou excelente;

6- fricção e cisalhamento: problema; problema potencial ou sem problemas.

Cada um destes fatores possui uma pontuação característica subdividida. Com a avaliação e a pontuação, tem -se a soma total, a qual nos fornece um resultado em relação ao risco do paciente em desenvolver lesão por pressão:  Abaixo de 12 pontos corresponde a um Risco elevado, 13-14 corresponde a um Risco moderado e de 15-16 pontos corresponde a um risco baixo

Outros Fatores para lesão por pressão

Autores como Hans, Bittencourt e Pinheiro (2011) consideram que junto ao risco de desenvolvimento de lesões de pressão na escala de Braden, há outros fatores de risco que podemos acrescentar e que merecem atenção:

 

Úlceras de pressão ou lesão por pressão?

A Sobest (Sociedade Brasileira de Estomaterapia) publicou uma adaptação das diretrizes da organização americana National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP-2016) na qual traz a mudança na terminologia Úlcera por Pressão para Lesão por Pressão , bem como a atualização da nomenclatura dos estágios do sistema de classificação.

É importante ressaltar que estas duas organizações atuam em grandes campanhas com foco na prevenção da lesão por pressão. Em 2018,  o lema da campanha iniciada em novmebro foi de: “Mude de Lado e Evite a Pressão”.

Definição de Lesão por pressão

Segundo esta publicação da Sobest, a Lesão por pressão é “um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. A lesão ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento. A tolerância do tecido mole à pressão e ao cisalhamento pode também ser afetada pelo microclima, nutrição, perfusão, comorbidades e pela sua condição”.

Referências:

Hans, M; Bittencourt, J.V.O.V; Pinheiro, F. Fatores de risco adicionais à Escala de Braden: um risco para úlceras de pressão. Revista Enfermagem em Foco, 2011.

SOBEST: Sociedade Brasileira de Estomaterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.