Pular para o conteúdo
Escala de Braden Enfermagem 2018

O que é a escala de Braden

A escala de Braden é uma escala utilizada para avaliação do risco do paciente em desenvolver lesão por pressão.

Avaliação e pontuação  da escala de Braden

Os itens a serem pontuados e avaliados na escala de Braden incluem:

1- percepção sensorial: totalmente, muito, levemente limitado ou com nenhuma limitação;

2- umidade: completamente úmido/molhado, muito, ocasionalmente ou nunca molhado/úmido;

3- atividade: acamado, confinado a cadeira, deambula ocasionalmente ou deambula frequentemente

4- mobilidade: totalmente imóvel, muito ou discretamente limitado; sem limitação;

5- nutrição: deficiente, inadequada, adequado ou excelente;

6- fricção e cisalhamento: problema; problema potencial ou sem problemas.

Cada um destes fatores possui uma pontuação característica subdividida. Com a avaliação e a pontuação, tem -se a soma total, a qual nos fornece um resultado em relação ao risco do paciente em desenvolver lesão por pressão:  Abaixo de 12 pontos corresponde a um Risco elevado, 13-14 corresponde a um Risco moderado e de 15-16 pontos corresponde a um risco baixo

Outros Fatores para lesão por pressão

Autores como Hans, Bittencourt e Pinheiro (2011) consideram que junto ao risco de desenvolvimento de lesões de pressão na escala de Braden, há outros fatores de risco que podemos acrescentar e que merecem atenção:

 

Úlceras de pressão ou lesão por pressão?

A Sobest (Sociedade Brasileira de Estomaterapia) publicou uma adaptação das diretrizes da organização americana National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP-2016) na qual traz a mudança na terminologia Úlcera por Pressão para Lesão por Pressão , bem como a atualização da nomenclatura dos estágios do sistema de classificação.

É importante ressaltar que estas duas organizações atuam em grandes campanhas com foco na prevenção da lesão por pressão. Em 2018,  o lema da campanha iniciada em novmebro foi de: “Mude de Lado e Evite a Pressão”.

Definição de Lesão por pressão

Segundo esta publicação da Sobest, a Lesão por pressão é “um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. A lesão ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento. A tolerância do tecido mole à pressão e ao cisalhamento pode também ser afetada pelo microclima, nutrição, perfusão, comorbidades e pela sua condição”.

Referências:

Hans, M; Bittencourt, J.V.O.V; Pinheiro, F. Fatores de risco adicionais à Escala de Braden: um risco para úlceras de pressão. Revista Enfermagem em Foco, 2011.

SOBEST: Sociedade Brasileira de Estomaterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escala de Braden – Enfermagem