Pular para o conteúdo

Luta contra a AIDS: 30 anos da primeira Campanha Mundial

Campanha luta contra AIDS 2018

Luta contra a AIDS

O slogan da campanha para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS deste ano de 2018 da OMS, comemorado no dia 1 de dezembro foi: “Know your status” (“Saiba seu status”). Esta campanha reforça a necessidade das pessoas em realizarem o exame, iniciarem o tratamento e assim deter a disseminação da doença.

Os dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a luta contra a AIDS necessita ainda de mais investimentos e prevenção por parte dos países. As estatísticas mostram que em torno de 2,1 milhões de pessoas vivem com o HIV na América Latina; entretanto,  um terço das pessoas com HIV nestas regiões só é diagnosticado após ficar doente e sintomático, quando sua imunidade já foi comprometida e após a exposição de seus parceiros sexuais à possível transmissão do vírus.

No Brasil, desde a década de 80, a vigilância epidemiológica da AIDS é baseada na notificação compulsória de casos. Vale ressaltar que o SUS disponibiliza estratégias para a prevenção e infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição e a Profilaxia Pós Exposição (PEP); além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chaves para resposta ao HIV.

Luta contra a AIDS e os 30 anos da primeira Campanha Mundial

A Luta contra a AIDS no mundo iniciou-se oficialmente pela Organização Mundial da Saúde durante a Assembleia Geral da ONU no ano de 1988, há 30 anos, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, onde 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido. Estas datas reforçam a sensibilização dos governantes e população quanto à prevenção da doença.

 

Fonte: www.paho.org e saude.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *