No mês de outubro, o Ministério da Saúde divulgou a atualização e a criação de novos protocolos: o Protocolo de Cuidados da Pessoa com Epidermólise Bolhosa, que encontra-se em consulta pública e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de Psoríase.
A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética rara de pele, não contagiosa e ainda sem cura. A pele extremamente frágil causa feridas que são muito doloridas e que podem ser comparadas com queimaduras de segundo grau. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença afeta cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo.
Já a psoríase é uma doença não contagiosa, caracterizada por placas avermelhadas, que afeta a pele, as unhas e pode acometer as juntas. Pode ocorrer em qualquer idade, tanto em homens quanto em mulheres e até o momento não tem cura. Nesta atualização de protocolo, foram incluídas quatro novas medicações para tratamento no SUS.
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.
O registro da nova vacina para bronquiolite no Brasil foi divulgada esta semana, atuando na…
Aqui no nosso portal, oferecemos os conteúdos essenciais para sua preparação para o concurso da…
O presidente sancionou a a Lei nº 14.737, que altera a Lei nº 8.080, de 19 de…
Foi divulgado esta semana uma novidade: a inclusão da doença falciforme na lista nacional de…
Sanitarista: conheça mais sobre a profissão, recém regulamentado no Brasil: formação, função e campo de…
Veja informações sobre a dengue no Brasil e conheça as vacinas aprovadas, incluindo a QDENGA®…