O papel da Epidemiologia nos tempos de pandemia

    Epidemiologia

    O que é Epidemiologia

    Nas últimas semanas, devido à pandemia provocada pelo coronavírus – Covid 19, ouvimos frequentemente notícias e estudos apontados por especialistas mencionando números, dados e situação epidemiológica. Afinal, o que é a epidemiologia? Por que há tanta evidência atualmente? Ao analisar a palavra, temos sua origem no grego a qual significa “estudo sobre as pessoas/população”.

    Se trazermos o conceito para a atualidade, podemos expandir para o estudo da população com todos os seus determinantes/eventos relacionados ao processo saúde doença, ou seja “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo grandes autores da área, Almeida e Rouquayrol. Podemos através deste estudo fazer relações, trazer informações relevantes e responder perguntas, tais como: quem foi afetado?, quando foi afetado?, onde foi afetado, qual o modo?, como e o porquê? Estes elementos são essenciais no processo de estudo e investigação epidemiológica.

    Epidemiologia e Coronavírus

    Partindo do pressuposto do papel da Epidemiologia, podemos entender sua importância diante da pandemia que estamos vivendo. Hoje temos dados como a frequência e distribuição, comportamento da doença, a taxa de letalidade, entre outros. Todas estas informações fornecem subsídios para uma análise, tomada de decisão, planejamento, relações entre oferta X demanda e serviços de saúde. Por isso ouvimos constantemente falar sobre “curva” e “gráficos”. Eles são gerados a partir dos estudos epidemiológicos. O cenário que vivemos é dinâmico e os números mudam frequentemente. Você pode acompanhar o número de casos e óbitos do Covid 19 no Brasil no site oficial do Ministério da Saúde.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *