Coronavírus: investigação epidemiológica

Investigação coronavírus

Coronavírus e a investigação do primeiro caso no Brasil

Após investigação, a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil foi noticiado na manhã desta quarta feira (26/02) pelo Ministério da Saúde: um homem de 61 anos de idade, que chegou ao Brasil no dia 21 de fevereiro, procedente da Itália.

Diante deste cenário, há uma preocupação em relação ao contágio de outras pessoas, considerando que este paciente utilizou transporte aéreo. A vigilância neste caso é essencial para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito.

A investigação epidemiológica é um método utilizado em casos de surtos, epidemias ou outras formas de emergência em saúde, sendo uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância em saúde. O objetivo desta investigação no caso do coronavírus é detectar e controlar as possíveis ameaças a saúde da população a fim de se impedir a ocorrência de novos casos.

Para a investigação, a coleta de dados é essencial. De acordo com o protocolo estabelecido no plano de contingência, a Anvisa já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus.  O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Ministério da Saúde, para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito.

Fonte: anvisa.gov.br

1 comentário em “Coronavírus: investigação epidemiológica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *