Pular para o conteúdo

Panorama do câncer de colo de útero

Câncer de colo de útero

Números do câncer de colo de útero

O panorama do câncer do colo de útero foi discutido pela OMS – Organização Mundial da Saúde que divulgou o documento: Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero 2018-2030. Este plano foi assinado por 35 países, os quais se comprometeram a:

  • melhorar a eficácia e a organização dos programas e sistemas de informação e registro de câncer do colo do útero;
  • fortalecer a prevenção primária com a vacina contra o HPV e campanhas de informação/educação;
  • implementar estratégias inovadoras para melhorar o rastreamento do câncer do colo do útero e o tratamento de lesões pré-cancerosas;
  • melhorar o acesso a serviços para o diagnóstico de câncer, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

Em relação aos números do câncer do colo de útero, a OMS divulgou que este câncer é a segunda principal causa de morte nas Américas e que todos os anos, estima-se que 83.200 mulheres são diagnosticadas e 35.680 mulheres morrem pela doença na região, 52% delas antes dos 60 anos.

 

Prevenção do Câncer de Colo do Útero

Segundo os Protocolos do Ministério da Saúde no Brasil, o rastreamento deve ser realizado a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, a cada 3 anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais.

Os exames devem seguir até os 64 anos de idade e, naquelas sem história prévia de lesões, devem ser interrompidos quando, após esta idade, as mulheres tiverem pelo menos 2 exames negativos consecutivos nos últimos 5 anos. No Brasil, apesar das recomendações, ainda é prática comum o exame anual.

 

Fonte: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5772:ministros-da-saude-se-comprometem-a-reduzir-casos-de-cancer-do-colo-do-utero-e-mortes-em-30-nas-americas-ate-2030&Itemid=839

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *