Principais Sistemas de Informação em Saúde

Principais Sistemas de Informações de Saúde

Como funcionam os Sistemas de Informação em Saúde

Os Sistemas de Informação em Saúde são ferramentas tecnológicas que auxiliam na coleta, monitoramento e análise de banco de dados importantes na gestão em saúde. No processo de planejamento, aperfeiçoamento e tomada de decisão nas diversas instâncias de uma instituição de saúde, estes instrumentos também se fazem presentes. A seguir apresentamos um resumo dos principais sistemas utilizados e sua finalidade.

 

Principais Sistemas de Informação em Saúde

SIM – Sistema de Informação de Mortalidade: criado no final da década de 70, o documento base utilizado é a Declaração de óbito contendo 3 vias, possibilitando análise de taxa de mortalidade, tempo, idade, sexo, áreas, entre outras variáveis.

SINASC- Sistema de Informação de Nascidos Vivos: criado na década de 90, contém informações sobre a saúde materna e infantil:

  •  nascidos vivos (sexo, peso ao nascer)
  • a mãe (grau de instrução, idade)
  • a gestação (número de consultas de pré natal, tempo de gestação)
  • o parto (tipo, local de ocorrência)

O estabelecimento de saúde é responsável pelo preenchimento da Declaração de Nascido Vivo, que possui 3 vias: 1ª via permanece na instituição de saúde até ser coletada pelos órgãos governamentais; 2ª via fica com a família até ser levada ao Cartório para registro; 3ª via será arquivada na instituição de saúde onde ocorreu o parto.

SINAN – Sistema de Informação de Agravos e Notificação: alimentado pelas notificações e investigações de doenças contidas na lista nacional de doenças de notificação compulsória, transmitindo ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. Estados e municípios podem incluir outros agravos na lista, de acordo com seu perfil epidemiológico e perfis de intervenção.

SIH/SUS – Sistema de Informação Hospitalares: Possui informações desde cadastramento, informações da internação (tempo de permanência, perfil dos pacientes) até pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH).

SIA/SUS – Sistema de Informação Ambulatorial: Informa total de procedimentos ambulatoriais, consultas médicas por habitante ano, entre outros indicadores; consolida boletins de produção ambulatorial (BPA) e autorizações de procedimentos de alta complexidade (APAC).

SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica: acompanhamento das atividades da Estratégia Saúde da Família, incluindo o cadastramento de famílias e acompanhamento de grupos de risco  fornecendo indicadores de produção através do registro de Ficha específicas para coleta de dados.

SIS/HIPERDIA – Sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

SISCOLO/SISMAMA – Sistema de controle de informação da coleta e processamento de informações clínicas a respeito de pacientes e laudos de exames de prevenção de câncer de mama e útero.

SIS/PRÉ NATAL – Sistema de acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização do Pré Natal e Nascimento, desde o início até o puerpério. A mulher deve realizar no mínimo seis consultas de pré natal e uma no puerpério.

CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Contém informações gerenciais de estabelecimentos hospitalares, ambulatoriais e clínicas de saúde.

SISREG – Sistema Nacional de Regulação: objetivo de gerenciar as solicitações e ofertas de serviços pela rede básica de consultas, exames/procedimentos na média e alta complexidade, bem como a regulação de leitos hospitalares.

DATASUS- Departamento de Informática do SUS. Disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.

Referências:

Ministério da Saúde – DATASUS.

KURCGANT, P. et al. Administração em enfermagem.

3 comentários em “Principais Sistemas de Informação em Saúde”

  1. Patrícia Gonçalves Teixeira

    Caros, sou professora da UFMG e gostaria de me cadastrar no SIM e SINASC para acompanhar dados sobre morte materna. Podem ajudar?

  2. Francisco Nicolau José

    Não tenho muito a descrever, sinto – me satisfeito, porque o que procurava, encontrei na forma mais simples e bonita…

    saudaçãoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.