Pular para o conteúdo

Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem

SAE Enfermagem

O que é a Sistematização da Assistência de Enfermagem

A Resolução do COFEN 358 de 2009 traz a questão da Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.

Sendo assim, o documento destaca que este Processo deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático e quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde a Consulta de Enfermagem.

 

Etapas da organização do Processo de Enfermagem

De acordo com a Resolução, temos:

1- Coleta de dados

Obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

2-Diagnóstico de Enfermagem

Interpretação e agrupamento dos dados coletados, com tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, as respostas da pessoa, família ou coletividade em um dado momento do processo saúde e doença; constituem a base para seleção das ações/intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

3-Planejamento de Enfermagem

Determinação dos resultados que se espera alcançar e das ações/intervenções que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa anterior.

4-Implementação

Realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

5-Avaliação de Enfermagem

Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana e para determinar se as ações/intervenções alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

Outros tópicos importantes citados no documento incluem as providências de que cabe privativamente ao Enfermeiro a definição do diagnóstico de enfermagem e que a implementação da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) deve ser registrada no prontuário do paciente.

Referências: Resolução COFEN 358 de 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *