Pular para o conteúdo

Promoção da Saúde e suas definições

Conceitos de Promoção da Saúde

Conceito de Promoção da Saúde

A carta de Otawa (1986) foi um marco histórico na reafirmação da promoção da saúde, apresentando principalmente a influência das questões sociais na vida da população, e que as pessoas deve participar do processo de capacitação para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e de saúde.

Os princípios discutidos na Conferência e contidos na carta incluem o emponderamento, o desenvolvimento de políticas públicas saudáveis, reorientação dos serviços de saúde, reforço da ação comunitária e desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais.

Neste contexto, o conceito de Promoção da Saúde engloba o processo que confere às populações, os meios para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma. Para alcançar um estado adequado de bem estar físico, mental e social um indivíduo ou comunidade devem ser capazes de identificar e realizar suas potencialidades, de satisfazer suas necessidades e de modificar ou adaptar-se ao meio ambiente.

Sendo assim, a promoção da saúde são intervenções, em que o planejamento das suas ações está diretamente relacionado na vigilância a saúde e na concepção da determinação social da saúde.

 

Resumo da Política Nacional de Promoção da Saúde

Na Política Nacional de Promoção da Saúde, temos como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença. Essa política colabora para a mudança do modelo de atenção do sistema por meio da ampliação e qualificação das ações de promoção da saúde e da construção de uma agenda estratégica integrada. Suas diretrizes estão vinculadas aos conceitos de integralidade, equidade, responsabilidade sanitária, participação social, intersetorialidade, informação, educação, comunicação e sustentabilidade.

Basicamente os principais objetivos desta Política incluem:

  • Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica;
  • Ampliar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades (étnica, racial, social, regional, de gênero, de orientação, entre outras);
  • Promover o entendimento da concepção ampliada de saúde, entre os trabalhadores de saúde;
  • Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações de promoção da saúde;
  • Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde;
  • Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis;
  • Ampliar os processos de integração baseados na cooperação, solidariedade e gestão democrática;

 

Qual a diferença entre Prevenção e Promoção da Saúde?

 

Prevenção à Saúde

O conceito de saúde está ligado à ausência de doença, sustentado pelo modelo biomédico. Envolve grupos de risco e redução dos mesmos, com programas focalizados com intervenção médica, muitas vezes medicalizantes. Há uma preocupação maior com a cura e a doença em si que com o cuidado.

 

Promoção à Saúde

Há um modelo multidisciplinar e participativo como foco na melhoria individual e coletiva das condições de vida. A visão e conceitos de saúde são transdisciplinares e intersetoriais. Entende a saúde como produção social, sendo parte dos movimentos por paz, justiça social,desenvolvimento, proteção do meio ambiente, democracia participativa.

 

Níveis de Prevenção:

  • Prevenção Primária: 1º nível (promoção da saúde) e 2º nível (proteção específica).
  • Prevenção Secundária: 3º nível (diagnóstico precoce) e 4º nível (limitação ao dano).
  • Prevenção Terciária: 5º nível (reabilitação).

 

Referências:

Ministério da Saúde: Política Nacional de Promoção da Saúde – 3 ed. 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.