A Nota Técnica Nº52/2020 do Ministério da Saúde traz orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da Covid-19 no Brasil. Saiba mais sobre a possibilidade de reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2 e a definição de caso suspeito. A nota técnica poderá ser revista e atualizada conforme novas evidências científicas surgirem.
O Ministério da Saúde publicou a Nota Técnica Nº52 de 2020 trazendo uma série de orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da covid-19. Segundo o documento, há estudos publicados os quais admitem a possibilidade de reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2 e no Brasil, também há relatos de casos suspeitos de reinfecção. Destaca-se também que “após as devidas investigações epidemiológicas e laboratoriais, a nota técnica poderá ser revista e atualizada na medida em que as evidências científicas ou do serviço agreguem informações adicionais.
Definição de caso de reinfecção da Covid 19
A definição de caso suspeito de reinfecção na Nota Técnica é a seguinte:
Indivíduo com dois resultados posivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2,com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios.
Em relação à notificação , requisitos básicos da Vigilância Epidemiológica, as fichas do caso suspeito e relatório de investigação devem ser digitalizados e deverão ser encaminhados para o e-mail [email protected]
Fonte: saude.gov.br
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.