Pular para o conteúdo

Sistema Nacional de Biovigilância

Biovigilância

A biovigilância envolve o conjunto de ações de vigilância, monitoramento e controle de todo o ciclo do uso terapêutico de células, tecidos e órgãos humanos, desde a doação até a evolução clínica do receptor e do doador vivo. Diante disso, há uma preocupação com os riscos associados com esta prática, pois embora tragam benefícios, esses procedimentos não estão isentos de riscos para o receptor ou mesmo para o doador vivo.

Neste cenário, a Anvisa aprovou, nesta semana uma resolução que estabelece o Sistema Nacional de Biovigilância. A norma define as diretrizes, as responsabilidades, os fluxos, os prazos de notificação e as ações que sistematizam este tipo de atividade no país.

Em relação às notificações, a Anvisa monitora os problemas relacionados aos transplantes de órgãos (córnea, rim, coração, fígado, medula óssea ou outros), de tecidos (enxerto de osso, pele ou outros) e procedimentos relacionados à reprodução humana (inseminação artificial). Para saber mais sobre as notificações de biovigilância acesse o link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.