Pular para o conteúdo

Vigimed: funcionamento e notificações

VigiMed

O que é o Vigimed

Vigimed é um software de farmacovigilância que foi implantado em dezembro de 2018 para notificação de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.

O que notificar no Vigimed?

Segundo orientação da Anvisa, podemos notificar no Vigimed qualquer ocorrência médica indesejável devido ao uso de medicamentos e vacinas, a citar:

  1. Reações adversas ou nocivas;
  2. Erros na administração do medicamento;
  3. Uso abusivo;
  4. Ausência ou redução do efeito esperado (inefetividades terapêuticas);
  5. Uso com finalidade diferente do indicado na bula;
  6. Reações causadas por medicamentos utilizados durante a gravidez e amamentação.

Vale destacar que nesta fase inicial de implantação, os cidadãos de todo o país e profissionais de saúde não cadastrados no Notivisa poderão utilizar o formulário disponível neste link.

Não é necessário cadastro prévio para utilizar este sistema. Após a notificação feita no Vigimed, a Anvisa identifica, avalia e monitora a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado do país.

O objetivo desta vigilância é garantir que os benefícios do uso dos medicamentos sejam maiores que os riscos causados, de forma a trazer segurança para todos os cidadãos.

Vigimed X Notivisa

Segundo informações da Anvisa, Hospitais que fazendo parte da Rede Sentinela e os Núcleos de Segurança de Paciente devem continuar utilizando o Notivisa, pois a transição entre os sistemas ocorrerá de forma gradual ao longo do ano.

Fonte: anvisa.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *