Pular para o conteúdo

Materiais para administração de medicamentos

Administração de medicamentos

Materiais para administração de medicamentos

A administração de medicamentos na assistência à saúde deve basear-se em boas práticas para promover a segurança do paciente e evitar eventos adversos. Para garantir que estes procedimentos ocorrem adequadamente, devemos conhecer os principais materiais para administração de medicamentos, pois através da prescrição médica conseguimos organizar e preparar adequadamente o que deve ser administrado. A seguir, faremos um resumo dos principais materiais utilizados para administração de medicamentos.

Quais os tipos de seringas que existem?

Há diversos tamanhos de seringas que correspondem ao volume a ser utilizado: 60ml, 20ml, 10ml, 5ml, 3ml e 1ml. A finalidade de cada uma que podemos incluir são: administração de medicamentos via endovenosa, subcutânea, enteral, intramuscular, intradérmica. As seringas são compostas por êmbolo, corpo, escala graduada e ponta (onde acopla a agulha)

Quais os tipos de agulhas que existem?

As agulhas também possuem diversos comprimentos e calibres, cada qual com uma finalidade de uso. Para escolher a agulha certa, precisamos levar em consideração vários fatores como a via de administração que o medicamento será aplicado, o local, o volume e avaliar as condições de cada paciente. As agulhas possuem uma haste, bisel (parte que fura a pele) e canhão (parte colorida que conecta com a seringa). Os tamanhos mais comuns são: 40×12, 13×4,5, 30×7, 30×8, 25×7, 25×8.

Tipos de cateteres venosos periféricos

Os cateteres venosos periféricos podem ser divididos em cateter agulhados ou de curta duração (scalp ou butterfly) ou não agulhados/flexíveis de média duração (abocath ou jelco). Todos eles tem características diferentes e técnicas para inserção, bem como cuidados para prevenção de infecção. O número de cada cateter periférico está relacionado ao seu calibre.

Outros materiais importantes

Outros materiais que podem ser utilizados na administração e preparação dos medicamentos incluem:

  • Equipos
  • Polifix
  • Soro e suporte para soro
  • Algodão e álcool para desinfecção
  • EPIs 

Os certos da Enfermagem

Não podemos esquecer também dos “certos da Enfermagem” na administração de medicamentos, que são uma lista de 9 a 11 verificações que o profissional deve fazer antes da aplicação. Leia mais sobre os certos da Enfermagem aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *