Pular para o conteúdo
Certos da Enfermagem Medicamentos

Os certos da Enfermagem na administração segura de medicamentos

Os certos da Enfermagem são itens de verificação para a administração segura de medicamentos.  A elaboração de protocolos que garantam a segurança de todo o processo também é necessária (veja nesta artigo). É importante a instituição de saúde investir em educação permanente dos colaboradores reforçando a questão da segurança do paciente envolvendo medicamentos. Iremos listar abaixo os principais certos envolvendo a administração de medicamentos.

1 Prescrição e paciente certos

Além de perguntar o nome completo do paciente, deve-se procurar mais identificadores para confirmação como a checagem da pulseirinha, número do quarto/leito e prontuário

2 Medicação certa

Conferir com a prescrição o nome do medicamento antes da administração. Em relação aos pacientes alérgicos, devemos identificá-los de forma diferenciada, com pulseira e aviso
em prontuário, por exemplo

3 Via certa

Identificar a via de administração prescrita e verificar  a conexão correta para a via de administração prescrita em caso de administração por sonda nasogástrica, nasoentérica
ou via parenteral.

4 Hora certa

Preparar  o medicamento conforme recomendações e administrar o medicamento no horário correto, para garantir adequada resposta terapêutica. Atentar quanto à administração de antimicrobianos.

5 Dose certa

Conferir na prescrição a dose recomendada, verificando itens como unidade de medida, a velocidade de gotejamento, a programação e o funcionamento das bombas de infusão contínua em caso de medicamentos de infusão contínua.

6 Registro certo

Registrar e checar na prescrição o horário da administração de cada medicamento. Anotar queixas, efeitos, suspensão ou outras informações relevantes, considerando a legislação referente ao registro de ações pela Enfermagem.

7 Orientação correta

Esclarecer dúvidas sobre a razão da indicação do medicamento, sua posologia ou outra informação antes de administrá-lo ao paciente junto ao prescritor e orientar e instruir o paciente sobre qual medicamento está sendo administrado, justificativa, efeitos esperados.

8 Forma certa

Checar se o medicamento possui a forma farmacêutica e via administração prescrita e se a mesma está apropriada à condição clínica do paciente. A verificação da validade dos medicamentos também é necessária.

9 Resposta certa

Observar o paciente, para identificar, quando possível, se o medicamento teve o efeito desejado.

Erros de medicação em hospitais

Os certos da Enfermagem são itens importantes para evitar erros de medicação. Os erros envolvendo medicação é uma realidade indesejada na assistência à saúde. Para que o medicamento seja administrado corretamente ao paciente, um longo caminho logístico foi percorrido para que o mesmo receba a medicação receitada.

As principais fase incluem o processo de:

  • prescrição
  • dispensação
  • administração.

Quando ocorre um erro de medicação, este se constituiu de um evento adverso, ligado à segurança do paciente e deve ser notificado.

Este evento podem trazer várias consequências, desde o aumento do tempo de internação do paciente, reações adversas e complicações no quadro de saúde até a morte.

 

Referências: Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os certos da Enfermagem na administração de medicamentos