Pular para o conteúdo

Os certos da Enfermagem na administração de medicamentos

Certos da Enfermagem Medicamentos

Os certos da Enfermagem na administração segura de medicamentos

Os certos da Enfermagem são itens de verificação para a administração segura de medicamentos.  A elaboração de protocolos que garantam a segurança de todo o processo também é necessária (veja nesta artigo). É importante a instituição de saúde investir em educação permanente dos colaboradores reforçando a questão da segurança do paciente envolvendo medicamentos. Iremos listar abaixo os principais certos envolvendo a administração de medicamentos.

1 Prescrição e paciente certos

Além de perguntar o nome completo do paciente, deve-se procurar mais identificadores para confirmação como a checagem da pulseirinha, número do quarto/leito e prontuário

2 Medicação certa

Conferir com a prescrição o nome do medicamento antes da administração. Em relação aos pacientes alérgicos, devemos identificá-los de forma diferenciada, com pulseira e aviso
em prontuário, por exemplo

3 Via certa

Identificar a via de administração prescrita e verificar  a conexão correta para a via de administração prescrita em caso de administração por sonda nasogástrica, nasoentérica
ou via parenteral.

4 Hora certa

Preparar  o medicamento conforme recomendações e administrar o medicamento no horário correto, para garantir adequada resposta terapêutica. Atentar quanto à administração de antimicrobianos.

5 Dose certa

Conferir na prescrição a dose recomendada, verificando itens como unidade de medida, a velocidade de gotejamento, a programação e o funcionamento das bombas de infusão contínua em caso de medicamentos de infusão contínua.

6 Registro certo

Registrar e checar na prescrição o horário da administração de cada medicamento. Anotar queixas, efeitos, suspensão ou outras informações relevantes, considerando a legislação referente ao registro de ações pela Enfermagem.

7 Orientação correta

Esclarecer dúvidas sobre a razão da indicação do medicamento, sua posologia ou outra informação antes de administrá-lo ao paciente junto ao prescritor e orientar e instruir o paciente sobre qual medicamento está sendo administrado, justificativa, efeitos esperados.

8 Forma certa

Checar se o medicamento possui a forma farmacêutica e via administração prescrita e se a mesma está apropriada à condição clínica do paciente. A verificação da validade dos medicamentos também é necessária.

9 Resposta certa

Observar o paciente, para identificar, quando possível, se o medicamento teve o efeito desejado.

Erros de medicação em hospitais

Os certos da Enfermagem são itens importantes para evitar erros de medicação. Os erros envolvendo medicação é uma realidade indesejada na assistência à saúde. Para que o medicamento seja administrado corretamente ao paciente, um longo caminho logístico foi percorrido para que o mesmo receba a medicação receitada.

As principais fase incluem o processo de:

  • prescrição
  • dispensação
  • administração.

Quando ocorre um erro de medicação, este se constituiu de um evento adverso, ligado à segurança do paciente e deve ser notificado.

Este evento podem trazer várias consequências, desde o aumento do tempo de internação do paciente, reações adversas e complicações no quadro de saúde até a morte.

 

Referências: Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *