Pular para o conteúdo

Conheça a história da OMS: Organização Mundial da Saúde

Organização Mundial da Saúde

Nos últimos tempos ouvimos frequentemente recomendações, depoimentos e atuação da OMS (Organização Mundial da Saúde), por conta da pandemia que estamos vivendo do coronavírus. Neste post falaremos sobre a história por trás da Organização Mundial da Saúde

Criação da OMS

O marco inicial da história da Organização Mundial da Saúde se dá na data de 7 de abril de 1948, evento em que entrou em vigor sua Constituição. Esta data é mundialmente escolhida como comemoração do Dia Mundial da Saúde. Esta Constituição foi adotada pela Conferência Sanitária Internacional, realizada na cidade de Nova York em 1946 contando com a assinatura de representantes de 61 países do mundo.O principal objetivo da OMS é “alcançar para todos os povos o mais alto nível possível de saúde”.

Como funciona a Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde tem sua sede em Genebra na Suíça e conta hoje segundo informações do seu portal, com mais de 7.000 pessoas de mais de 150 países trabalhando em 150 escritórios em países. A equipe estrutural conta com variados profissionais de saúde, especialistas em saúde pública, cientistas e epidemiologistas, além de profissionais da área administrativa, financeiros e especialistas nas áreas de estatística.

Os escritórios regionais da OMS são divididos em: região da África, das Américas, do Sudeste Asiático, da Europa, do Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental. Os membros da OMS foram divididos em grupos de acordo com um critério de distribuição geográfica (194 Estados Membros).

Em relação às deliberações da OMS, temos a Assembléia Mundial da Saúde, órgão supremo de tomada de decisões que se reúnem anualmente. O diretor geral da OMS atualmente é o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Há várias publicações e documentos no portal da Organização como direitos e obrigações dos membros associados, acordos internacionais gerais, regulamentos e estatutos.

OMS e a pandemia

O mundo vive uma pandemia por conta do coronavírus. Diante deste evento, a OMS frequentemente lança recomendações e diretrizes e fornece apoio aos países para o enfrentamento deste evento de saúde pública, além de trabalhar no fomento ás pesquisas e rastrear sua disseminação e virulência.

Fonte: https://www.who.int/es

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.