O Ministério da Saúde assinou na última semana um termo de compromisso junto com a Anvisa e algumas associações da indústria alimentícia (bebidas, pão e bolos, massas, laticínios) com o objetivo de estabelecer metas nacionais até o ano de 2022 para a redução do teor de açúcares nos alimentos industrializados produzidos no país, de forma a impactar na taxa de consumo de açúcar pela população. Esta meta representa em torno de 144 mil toneladas de açúcar e o monitoramento da redução para cada grupo de alimentos será feito a cada dois anos pela Anvisa, sendo que a primeira análise está programa para acontecer no final do ano de 2020.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a população brasileira consomem em média 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Esta taxa de consumo de açúcar representa por dia: 18 colheres de chá de açúcar (aproximadamente 80g de açúcar/dia), e desse total, 64% corresponde à açúcares adicionados nos alimentos e 36% corresponde ao açúcar presente nos alimentos industrializados.
Vale ressaltar que manter uma alimentação saudável e equilibrada previne doenças como diabetes e hipertensão e auxilia no emagrecimento saudável.
Fonte: saude.gov.br
Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Especialista em Pós Operatório e Complicações Cirúrgicas de Cirurgia Plástica e em Saúde Estética & Cosmiatria. Pós Graduada em Saúde Estética Facial e Corporal – UNIVALI e Técnologa em Estética – Instituto Fisiomar. Membro da SBEE: Sociedade Brasileira de Enfermagem Estética.
O registro da nova vacina para bronquiolite no Brasil foi divulgada esta semana, atuando na…
Aqui no nosso portal, oferecemos os conteúdos essenciais para sua preparação para o concurso da…
O presidente sancionou a a Lei nº 14.737, que altera a Lei nº 8.080, de 19 de…
Foi divulgado esta semana uma novidade: a inclusão da doença falciforme na lista nacional de…
Sanitarista: conheça mais sobre a profissão, recém regulamentado no Brasil: formação, função e campo de…
Veja informações sobre a dengue no Brasil e conheça as vacinas aprovadas, incluindo a QDENGA®…