Pular para o conteúdo

Estatuto do Idoso e o direito à saúde

Estatuto do idoso e Política Nacional do Idoso

Estatuto do Idoso

O estatuto do idoso foi sancionado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, onde infere-se títulos a respeito dos direitos fundamentais (direito à vida, à liberdade, ao respeito e dignidade, à saúde, da educação, cultura, esporte e lazer, do trabalho, da previdência e assistência social, habitação, transporte), das medidas de proteção, da política de atendimento ao idoso, da proteção judicial, entre outras providências, sendo obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso estes direitos.

 

Direito à saúde e Estatuto do idoso

Neste tópico, destaque para os Artigos 15, 16, 17, 18 e 19. Em relação aos Sistema Único de Saúde, o idoso deve ter seu acesso na sua integralidade . No Art.15, é citado que cabe “ao poder público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação” e ainda “é vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade”.

No que confere à hospitalização, no Art.16 temos que “ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante […], cabendo ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito;”

Outro tópico em destaque se dá nos casos de violência (suspeitas ou confirmadas), onde os mesmos devem ser notificados compulsoriamente pelos serviços de saúde públicos e privados às autoridades.

 

O que é a Política Nacional do Idoso

Esta Política foi disposta mediante a Lei nº. 8.842, de 4 de janeiro de 1994, com o surgimento do Conselho Nacional do Idoso e objetivando assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

É importante ressaltar que para se enquadrar na faixa etária do idoso, a pessoa deve ter idade igual ou superior a sessenta anos. Por fim, em relação à atenção à saúde, temos a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, na Portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006.

 

1 comentário em “Estatuto do Idoso e o direito à saúde”

  1. SEBASTIÃO ALVES DA COSTA FILHO

    Assim, é a minha vida , eu e minha irmquitamos todos os encargos e não podemos nem nos defender dos elaboradores da máquina publica , para beneficiar outras .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.