O que é o Pacto pela Saúde
Em 2006, foi pactuado pela Comissão Intergestora Tripartite e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde as Diretrizes do Pacto pela Saúde, constituída pelo Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, de acordo com a Portaria nº 399 do Ministério da Saúde.
Este tratado representa uma negociação entre as 3 esferas de governo com termos de responsabilidades de gestão baseados na definição de responsabilidades sanitárias, na construção de um novo modelo de financiamento para o setor, na gestão solidária e no fortalecimento e estimulação do controle social.
O que é o Pacto pela Vida
Constitui-se de um conjunto de compromissos visando melhorias da situação de saúde da população, com ações prioritárias que deverão ser executada com foco em resultados e com a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados. As prioridades listadas nas Portarias nº 399 de 2006 e nº 325 de 2008 incluem resumidamente:
- Saúde do Idoso
- Controle do Câncer de colo de útero e mama
- Mortalidade Infantil e Materna
- Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, hepatite, aids e influenza;
- Promoção da saúde
- Fortalecimento da Atenção Básica;
- Saúde do Homem;
- Saúde do Trabalhador;
- Saúde Mental;
- Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência;
- Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência.
O que é o Pacto em Defesa do SUS
Constitui-se de ações concretas e articuladas pelas três esferas para reforçar o SUS e defender seus princípios de políticas públicas de saúde, reforçando a cidadania. Suas diretrizes são:
- Elaboração e publicação da Carta dos direitos dos usuários;
- Regulamentação da Emenda Constitucional nº29 pelo Congresso Nacional;
- Aprovação dos orçamentos do SUS;
- Articulação e apoio à mobilização social;
- Ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais.
O que é o Pacto de Gestão
Este pacto estabelece responsabilidades claras para cada nível de gestão, partindo dos princípios da solidariedade nos serviços, tornar evidente quem deve fazer o que, atuar numa gestão compartilhada e assinatura dos termos de compromisso. As diretrizes incluem aspectos de:
- Descentralização e Regionalização;
- Financiamento e Planejamento;
- Programação Pactuada e Integrada – PPI;
- Regulação;
- Participação e Controle Social;
- Gestão do Trabalho ;
- Educação na Saúde.
Referências: Ministério da Saúde – Portaria nº 399, de 22 de fevereiro de 2006.
Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.
As nossas saúde em primeiro lugar
Gostaria muito aprender coisas diferentes