Pular para o conteúdo

Novidade na notificação compulsória: doença falciforme

doença falciforme e notificação compulsória

Foi divulgado esta semana uma novidade para os profissionais de saúde: a inclusão da doença falciforme na lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória nos serviços de saúde, através da Portaria 2.010, de 27 de novembro de 2023.

O que é a doença falciforme

A doença falciforme e outras hemoglobinopatias são causadas por um defeito na estrutura da Hemoglobina. Tal mudança prejudica a chegada de oxigênio e a circulação nos tecidos. As alterações genéticas na hemoglobina são transmitidas de geração em geração. O paciente afetado apresenta as seguintes alterações clínicas: anemia hemolítica, crises vaso-oclusivas, crises de dor, insuficiência renal progressiva, acidente vascular cerebral, maior susceptibilidade a infecções e sequestro esplênico.

Segundo a publicação do Ministério da Saúde, o diagnóstico da doença falciforme é feito, principalmente, pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) – conhecido como “teste do pezinho”. A Bahia é a unidade federada de maior incidência (9,46 casos a cada 100 mil habitantes), seguida por São Paulo (6,52 /100 mil habitantes) e Piauí (6,23/ 100 mil habitantes). Já os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) apontam que, entre os anos de 2014 e 2020, a mortalidade pela doença foi de 0,22 a cada 100 mil pessoas. 

O que é a notificação compulsória

A comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo a saúde, feita a autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fim de adoção de medidas de intervenção pertinentes é denominada notificação.

Deve se notificar a simples suspeita da doença, sem aguardar a confirmação do caso, que pode significar perda de oportunidade de adoção de medidas de prevenção e controle indicadas. Veja mais sobre notificação compulsória aqui.

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância Epidemiológica. Brasília: 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.