Pular para o conteúdo

Redes de Atenção à Saúde

Redes de Atenção à Saúde

Conceito de Redes de Atenção à Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, as Redes de Atenção à Saúde (RAS) são “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado”.

O estabelecimento das diretrizes para esta organização estão contidas na Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010.

 

Características da Redes de Atenção à Saúde

  • Formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação;
  • Centralidade nas necessidades de saúde da população;
  • Responsabilização por atenção contínua e integral;
  • Cuidado multiprofissional;
  • Compartilhamento de objetivos e compromisso com resultados sanitários e econômicos.

É importante ressaltar que a Atenção Primária à Saúde é o centro de comunicação da RAS e tem um papel chave na sua estruturação como ordenadora da RAS e coordenadora do cuidado.

 

Redes Temáticas de Atenção à Saúde

A pactuação realizada das temáticas das Redes de Atenção à Saúde incluem:

  1. Rede Cegonha.
  2. Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE).
  3. Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
  4. Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência
  5. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

 

Componentes das Redes de Atenção à saúde

O que é a Rede Cegonha

Componentes: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; sistema logístico: transporte sanitário e regulação

O que é a Rede de Urgência e Emergência

Componentes:: promoção e prevenção; Atenção Primária: unidades básicas de Saúde; UPA e outros serviços com funcionamento 24 horas; Samu; portas hospitalares de atenção às urgências; leitos de retaguarda; atenção domiciliar e hospitais-dia.

O que é a Rede de Atenção Psicossocial

Componentes: ampliação do acesso à Rede de Atenção Integral de Saúde aos usuários de álcool, crack e outras drogas; qualificação da rede; ações intersetoriais para reinserção social e reabilitação; ações de prevenção e de redução de danos e operacionalização da rede.

O que é a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Atenção Básica; atenção especializada em reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia e em múltiplas deficiências e atenção hospitalar e de urgência e emergência.

O que é a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas

Atenção Básica; atenção especializada (ambulatorial especializada; hospitalar e urgência e emergência); sistemas de apoio; sistemas logísticos e regulação.

 

Conceitos importantes na Rede de Atenção à Saúde

Destacamos outros conceitos essenciais citados no âmbito da Rede de Atenção à Saúde:

Conceito de Diretrizes clínicas

Recomendações que orientam decisões assistenciais, de prevenção e promoção, como de organização de serviços para condições de saúde de relevância sanitária, elaboradas a partir da compreensão ampliada do processo saúde doença, com foco na integralidade, incorporando as melhores evidências da clínica, da saúde coletiva, da gestão em saúde e da produção de autonomia.

Conceito de Linhas de Cuidado

Forma de articulação de recursos e das práticas de produção de saúde, orientadas por diretrizes clínicas, entre as unidades de atenção de uma dada região de saúde, para a condução oportuna, ágil e singular, dos usuários pelas possibilidades de diagnóstico e terapia, em resposta às necessidades epidemiológicas de maior relevância. Visa à coordenação ao longo do contínuo assistencial, através da pactuação/contratualização e a conectividade de papéis e de tarefas dos diferentes pontos de atenção e profissionais.

Referências: Implantação das Redes de Atenção à Saúde e Outras Estratégias (2014) e Portaria nº 4.279 de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão em Saúde
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.