Pular para o conteúdo

Surto de sarampo na região norte do país

Surto de sarampo 2018

Surto no norte do país

O Ministério da Saúde divulgou que atualmente o país enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e Amazonas, relacionados à importação. O genótipo do vírus (D8) que foi identificado é o mesmo que circula na Venezuela. Há também a presença de alguns casos isolados e relacionados à importação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Rondônia.  A situação está sendo monitorada com medidas de bloqueio de vacinação entre outras ações de vigilância epidemiológica.

 

Principais sintomas do sarampo

As manifestações clínicas caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo o exantema). A transmissão se dá de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Vale ressaltar que segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica, também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas.

O período de transmissão inicia-se em torno de 4 a 6 dias antes do exantema e dura até 4 dias após seu aparecimento.

 

Vacina

Vale lembrar da importância do esquema vacinal na prevenção: tríplice viral e a tetra viral. Estas vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação nos postos de saúde.

A meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral).

Fonte: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43868-ministerio-da-saude-atualiza-casos-de-sarampo-no-brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *