Pular para o conteúdo

Tempos cirúrgicos: Diérese, Hemostasia, Exérese e Síntese – fases da cirurgia

Conheça os tempos cirúrgicos

O que são tempos cirúrgicos?

Os tempos cirúrgicos são essenciais para a realização de uma cirurgia, onde muitos fatores devem estar alinhados para que a mesma aconteça e que tudo ocorra bem. Além da organização da sala , controle de infecção cirúrgico e outros aspectos, temos a cirurgia em si realizada por um cirurgião e auxiliar (como os residentes), a qual segue protocolos e técnicas operatórias de acordo com cada local a ser operado.

Os tempos cirúrgicos são etapas ocorridas no intraoperatório, ou seja, são aos procedimentos médicos realizados do início ao fim da cirurgia.

Quais são os tempos cirúrgicos?

Os tempos cirúrgicos podem ser divididos de forma mais simplificada em: diérese, hemostasia, exérese e síntese. Ou ainda: diérese, preensão, hemostasia, exposição, síntese e sutura.

Diérese

É a primeira fase do intraoperatório, em que é realizada a incisão na pele do paciente para acessar o local da cirurgia. As principais manobras realizadas são: incisão, dilatação, serração, etc. Um exemplo de instrumental cirúrgico utilizado nesta fase é o bisturi e bisturi elétrico.

Hemostasia

É a fase em que são controlados os sangramentos, tanto através da utilização de suturas, cauterização ou outros métodos para interromper o fluxo sanguíneo. Este processo então tem como objetivo impedir, deter ou prevenir o sangramento, estancando de forma temporária ou definitivamente o sangramento dos vasos “seccionados “cortados” durante a diérese. Alguns exemplos de instrumentais utilizados neste tempo cirúrgico: pinça Kelly, pinça mosquito, eletrocautério, clips.

Exérese

É a cirurgia propriamente dita, onde é realizado o procedimento de fixação, reparação ou extirpação de alguma parte do organismo. Vários instrumentais são utilizados nesta etapa, a depender do local e especialidade médica que está operando.

Síntese

É a última etapa cirúrgica, onde os planos e tecidos são “fechados”, ou seja, suturados, além dos curativos cirúrgicos. Os principais instrumentais utilizados no tempo cirúrgico da síntese são: porta agulha, agulhas e fios cirúrgicos, tesouras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *